O TeleSUS é a mais nova iniciativa do Ministério da Saúde na busca de um atendimento ainda mais abrangente e ostensivo da população brasileira, principalmente a mais vulnerável.
Trata-se de formas de contato entre médicos do SUS com pessoas que podem relatar problemas de saúde que podem ser especialmente críticos nos tempos atuais que vivemos, com uma crise mundial de saúde.
Evidentemente, essa crise epidemiológica foi a grande razão para que cerca de 4 bilhões de reais fossem investidos no programa, em parceria com o Hospital Albert Einstein. Porém, mais do que agir rapidamente para frear os impactos da crise, a iniciativa se torna um legado.
Também é possível acompanhar a correlação da doença com quadros crônicos e graves, como a hipertensão e o diabetes. Mas certamente, a maior dúvida das pessoas é saber justamente do TeleSUS o que é. Por isso, preparamos esse artigo sobre como funciona o TeleSUS!
O que é o TeleSUS?

O programa TeleSUS foi criado em abril de 2020 com o objetivo de prestar um atendimento remoto, por vários canais, para milhões de brasileiros.
O cenário na época era extremo, diante de uma crise de saúde que não era vista há quase um século. De repente, a população brasileira se viu angustiado com uma doença altamente contagiosa e medidas precisavam ser tomadas para ter o máximo de controle da situação.
O TeleSUS Ministério da Saúde foi a forma de garantir que os brasileiros pudessem ter um atendimento básico da rede pública à distância, em casa, sem se deslocarem para as unidades físicas, evitando o excesso de pessoas e o altíssimo risco de contágio.
Com o TeleSUS, os profissionais podem avaliar e diagnosticar remotamente, orientando sobre o que fazer e, com isso, evitando as idas desnecessárias – e arriscadas – das pessoas aos postos e hospitais.
Quais os serviços do TeleSUS?
É fácil entender o TeleSUS como funciona: a meta básica é prestar o primeiro atendimento preventivo ou emergencial à pessoa, de forma remota.
O profissional fará uma avaliação clínica a partir de todas as informações que puder coletar: sintomas, histórico pessoal e familiar de saúde e, principalmente, se possui doenças que o classifiquem como um paciente de risco, tais como:
- Hipertensão
- Obesidade
- Diabetes
- Doenças cardíacas e coronarianas
A partir da coleta dos dados, o médico poderá orientar sobre prevenção ou prescrever medidas, remédios e outros cuidados simples, como repouso, alimentação e distanciamento, conforme o diagnóstico inicial.
Mas o programa não se limita a TeleSUS consulta online inicial; o paciente será acompanhado periodicamente, terá consulta agendada e receberá ligações telefônicas para atualizar o quadro e propor ações.
Importante ressaltar que o TeleSUS trabalha em conjunto com o atendimento presencial de emergência. Portanto, o médico poderá recomendar que o paciente vá até um pronto-socorro se julgar que o caso exige!
O TeleSUS emite atestado?
Essa ainda é uma pergunta sem resposta conclusiva, pois a emissão de TeleSUS atestado dependerá de o profissional ter à mão a tecnologia necessária para emitir o atestado, assinar digitalmente e enviar para o paciente por e-mail ou Whatsapp.
Como falar com o TeleSUS?
Um dos pontos mais positivos do programa é como acessar o TeleSUS. São 5 diferentes canais, sendo um deles receptivo para o paciente:
- Aplicativo do TeleSUS;
- Disque Saúde;
- TeleSUS Whatsapp;
- Ligações de acompanhamento.
Vamos falar de cada um deles em seguida!
Passo a passo de como acessar o TeleSUS?
Vamos falar do passo a passo para você usar o TeleSUS!
1 – Atendimento TeleSUS App
O aplicativo TeleSUS é um canal de esclarecimento de dúvidas, de pesquisa sobre um quadro real de sintomas e para ver as recomendações específicas, o risco de exposição e de contágio e outras informações relacionadas, como o mapa de unidades de saúde (é preciso habilitar o GPS do seu aparelho).
- Instale a partir da loja de aplicativos do seu celular (Play Store ou Apple Store);
- O TeleSUS app não exige cadastro de usuário e senha, ou seja, uma conta pode atender toda a família;
- Leia as páginas de dicas e ao final, concorde com os termos de uso;
- A partir da tela principal, você terá todas as informações que precisa para se orientar a respeito do seu estado de saúde e da doença.
O recurso mais interessante é marcar os sintomas e permitir que o aplicativo oriente sobre o quadro atual e o que fazer – uma teleconsulta ou atendimento pessoal.
A versão atual possui uma ferramenta de monitoramento de exposição, posicionando o seu aparelho em relação a outros das proximidades que usem o mesmo recurso. É uma forma de ser avisado sobre um potencial risco de contágio em determinadas localidades.
2 – Atendimento TeleSUS Telefone
O TeleSUS 136 é uma opção para quem prefere ouvir as recomendações e avisos e construir um diagnóstico inicial da doença.
O atendimento é eletrônico e, a cada opção escolhida, você vai definindo o quadro atual de sintomas até que o próprio sistema dê um diagnóstico negativo ou passe orientações.
O número do TeleSUS funciona de forma receptiva e ativa:
- Recebe ligações de pessoas interessadas em saber o quando geral de saúde;
- Faz ligações periódicas para casos em que já há um acompanhamento definido;
- Faz ligações periódicas caso você faça escolhas na ligação que concluam que você precisa de cuidados e checagem futura.
3 – Atendimento TeleSUS Whatsapp
Você pode usar um TeleSUS número Whatsapp para tirar todas as dúvidas relativas aos principais sintomas e as medidas básicas de prevenção e tratamento.
O TeleSUS número é o (61) 9938-0031. Basta digitar Oi no começo da conversa e deixar que o atendimento se conecte.
Este programa é bom?
Com certeza, sim! Em três meses, de abril a junho de 2020, o TeleSUS atendimento chegou a quase 74 milhões de pessoas!
Mais do que um número expressivo, o programa evita que a crise de saúde seja ainda mais crítica em uma característica histórica da nossa sociedade: a desigualdade de acesso.
Somos um país onde a grande maioria da população não tem plano de saúde – nem mesmo como benefício trabalhista, pois a informalidade é grande – e depende de um sistema público com graves problemas estruturais, que se agravaram ainda mais nos últimos meses.
Com o programa, mais pessoas podem ter um atendimento à distância, mas humano, e contar com outras formas de relacionamento, para cuidar da melhor forma da saúde.
E um detalhe: apenas 1.8 milhão de pessoas usaram o canal de teleconsulta, pois as formas de contato eletrônicas deram as informações necessárias para o mais importante: a prevenção!
Do total, 25 milhões concluíram o tratamento, passando por todas as etapas e 7% apresentaram uma piora no quadro, o que as levou ao atendimento presencial na rede.
Sem dúvida, diante de um cenário nacional de saúde tão crítico, com muitas dúvidas e poucas respostas, o TeleSUS surgiu como um apoio importante para o cuidado de todos com a saúde!
Como vimos nesse artigo, o TeleSUS é um programa fundamental para dar apoio e informação aos brasileiros nesses tempos tão angustiantes. Além disso, ele ajuda a reduzir o volume de atendimentos presenciais. Quer saber mais?
Veja esse vídeo do Ministério da Saúde sobre o TeleSUS!
O post TeleSUS: Saiba usar o telefone a seu favor! apareceu primeiro em Meu INSS Online.
source https://meuinssonline.com/programa-telesus/
Nenhum comentário:
Postar um comentário