O Chat INSS surgiu com mais uma iniciativa positiva do órgão na estratégia de melhorar a sua comunicação diária com milhões de pessoas.
Diariamente, cidadãos buscam informações ao INSS para seus processos de concessão de benefícios em andamento: aposentadorias, pensões e auxílios diversos, como o BPC.
O volume de atendimento também é alto para obter orientações sobre como dar entrada nos processos, como lidar com exigências documentais e solicitações indeferidas.
O atendimento pelo Chat Cidadão BR INSS foi lançado em maio de 2020, em um momento muito oportuno por causa da crise mundial de saúde. Além disso, o governo vem lidando com um grave problema: o acúmulo de processos por conta da falta de investimentos no setor.
Um diferencial do chat no INSS é ser feito por um dos cerca de 300 servidores destacados para essa forma de atendimento.
Veja nesse artigo a melhor forma de usá-lo a seu favor!
Como funciona o chat do INSS?
Você quer falar com a Helô? Então o chat Meu INSS é o seu caminho!
O nome simpático é como o órgão federal quer que o chat seja conhecido pela população e que se pretende ser o canal de comunicação preferido, reduzindo a pressão sobre as idas às agências ou a sobrecarga de acessos à plataforma Meu INSS.
O chat do INSS é conduzido totalmente por atendimentos humanos, o que torna a ferramenta muito atraente para as pessoas, pois você pode estabelecer um diálogo pessoal, sem a frieza das respostas automáticas.
Fornecendo detalhes específicos sobre o seu caso, você recebe orientações mais direcionadas, o que ajuda a melhorar o seu atendimento.
Onde podemos usar o Chat INSS?
O chat atendimento INSS pode ser usado de duas formas, um outro diferencial, quando comparamos com outras empresas que usam essa tecnologia em apenas um de seus canais.
- Fale com a Helô pelo site Meu INSS (https://meu.inss.gov.br/). Na página principal, você já pode acessar, clicando no ícone de diálogo. Logo em seguida, se abrirá a tela para início do uso;
- No aplicativo Meu INSS, disponível nos celulares Android e iOS. Assim que você abrir o aplicativo, vai encontrar o mesmo ícone de diálogo.
Para baixar o Meu INSS app em aparelhos Android, vá até o link a seguir e pesquise pelo nome: https://play.google.com/store?hl=pt_BR e pesquise pelo nome.
Para dispositivos que usam iOS, acesse o site: https://apps.apple.com/br/app/meu-inss/id1243048358.
Nas duas formas de uso, você vai informar o seu nome completo (exatamente como ele é cadastrado na Receita Federal) e o CPF.
Note que você não precisa entrar no site ou no aplicativo para usar a conversa virtual; isso é especialmente importante para quem precisa de orientações mais básicas e pode usar a ajuda de um amigo para obtê-las sem fazer cadastro antes.
Como podemos ver, existem 3 vantagens importantes para usar o chat INSS Cidadão:
- O atendimento é humano;
- Existem duas formas de acessar;
- Não é preciso se cadastrar no Meu INSS para atendimentos de dúvidas gerais.
Serviços disponíveis no chat do INSS
Você pode falar Chat INSS a respeito de todos os assuntos que são geridos pelo órgão, entre os quais estão:
- Situação de requerimentos pendentes;
- Explicações sobre os indeferimentos e providências para seguimento de processo;
- Dicas para usar a plataforma Meu INSS;
- Orientações para dar entrada em requerimentos;
- Dúvidas sobre extratos de benefícios;
- Solicitação de certidões.
Importante ressaltar que o chat online INSS não prestará um atendimento para situações que exigem a presença do cidadão em uma agência, como a perícia médica, mas é possível receber orientação sobre proceder.
Horário de atendimento
O Chat INSS funciona 24 horas por dia e durante toda a semana, nos dois canais. A intenção é estar o mais disponível possível para os cidadãos e ajudar a reduzir a grande fila de atendimentos que cresceram bastante com a crise de saúde mundial.
Online ou telefone? Qual chat é mais rápido?
Não há uma resposta conclusiva sobre qual a forma de uso do INSS Chat, se pelo aplicativo ou pelo site. A performance dependerá muito de dois fatores:
- O plano de dados e a performance do celular;
- A qualidade da internet e o desempenho do computador.
De uma forma geral, o chat tende a ser mais rápido em computadores.
Dicas para usar o Chat INSS com eficiência
Independente da forma de acesso, um fator é ainda mais decisivo na qualidade do atendimento: a sua disponibilidade durante a conversa.
- Procure o chat quando estiver realmente disponível para a conversa, pois o atendente encerrará a conversa depois de um tempo sem retorno;
- Tenha o máximo de documentos e dados à mão para as perguntas.
Outras formas de contato do INSS
Além do Chat 135 INSS, você pode usar outros canais de relacionamento:
- Atendimento INSS: telefone 135 24 horas por dia, 7 dias por semana;
- Site Meu INSS: para uso a partir de cadastro;
- Aplicativo Meu INSS: mediante cadastro;
- Ouvidoria: não existe um chat Ouvidoria INSS, o contato deve ser feito pelo link https://www.inss.gov.br/ouvidoria/ ou pelo telefone 135 e pedindo para ser direcionado.
Não faltam formas para você se esclarecer sobre os seus direitos!
Como vimos nesse artigo, o chat do INSS é um excelente recurso de atendimento para os cidadãos serem informados a respeito dos seus direitos de benefícios sociais. É rápido, fácil de acessar e atualmente de forma humana.
Aproveite mais essa funcionalidade para conhecer seus direitos e lutar por eles!
Quer saber mais?
Veja esse vídeo sobre a Assistente Helô do Chat INSS e para mais informações, acesse o blog Meu INSS!
O post Chat do INSS: entre em contato agora mesmo! apareceu primeiro em Meu INSS Online.
source https://meuinssonline.com/chat-inss/

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