Contatar a ouvidoria SUS não está sendo muito fácil para você? Pois saiba que não é a única pessoa que está passando por esse problema, principalmente pelo fato de que todo o sistema de atendimento da instituição está sendo modificado.
Isso mesmo! Em 2020 o governo decidiu fazer várias mudanças, não só quanto aos atendimentos presenciais, mas também em todo sistema de atendimento, seja ele online ou não, e isso tem causado muitas dúvidas entre os usuários dos serviços da rede.
A ouvidoria do SUS funciona como qualquer outra ouvidoria, ou seja, esse departamento só deve ser acionado ou procurado caso você já tenha tentado resolver seu problema direto com a instituição e nada tenha sido resolvido, ou seja, última alternativa.
Devido às muitas mudanças que estão acontecendo atualmente, nem todas as ferramentas que antes existam para contato estão disponíveis. E nos tópicos abaixo vamos te explicar como você deve agir, caso esteja realmente precisando de ajuda desse departamento, confira.
Ouvidoria SUS: Para que serve?

Não é difícil entender o que é ouvidoria SUS e qual sua real serventia para você cidadão, pois na verdade ela funciona da mesma forma que outros departamentos desse tipo.
Ou seja, é através dessas formas de contato oferecidas que as pessoas podem fazer as seguintes ações:
- Fazer uma reclamação sobre o serviço prestado.
- Fazer uma denúncia de irregularidade em qualquer setor do SUS.
- Enviar sugestões para melhoria dos serviços de atendimento da rede pública de saúde.
- Enviar avaliações seja de agrado ou insatisfação quanto aos atendimentos.
Seja usando o canal de atendimento ouvidoria SUS telefone ou online, o cidadão pode se manifestar sobre tudo relacionado ao Sistema Único de Saúde proporcionado pelo Ministério da Saúde do nosso país.
Resumindo, a ouvidoria faz o papel de intermediário, entre a população e os administradores da instituição, no caso o MS – Ministério da Saúde.
Telefone da Ouvidoria SUS
O número de atendimento por telefone da ouvidoria SUS divulgado é o,136, mas nem sempre ele está disponível e as ligações feitas por celular nem sempre são completadas.
Mas é possível fazer contato com o SUS usando outros canais de comunicação oferecidos na internet através da página oficial da ouvidoria SUS, ou mesmo por carta, neste caso o endereço para correspondência é: Brasília – DF / SRTVN Qd 701 / CEO: 70.719-040 / Via W5 Norte, Lote D, Ed. PO 700, 4º andar.
Ouvidoria SUS: Contato online
Caso você já tenha tentado contato com o canal de atendimento da ouvidoria do SUS telefone e não tenha tido bons resultados, a melhor maneira é usar as opções oferecidas pela página oficial do departamento, que é (https://antigo.saude.gov.br/saude-de-a-z/ouvidoria-do-sus).
Mas lembre-se de que todo sistema está em migração, ou seja, podem ocorrer oscilações de conectividade ou de sincronicidade de dados de acesso, mas vamos às ferramentas de contato:
- Formulário de atendimento: http://ouvprod02.saude.gov.br/ouvidor/CadastroDemandaPortal.do
Nesta página específica você pode fazer qualquer reclamação, solicitação de serviço ou outro atendimento que necessita, basta responder todas as questões do formulário abaixo.
- Chat online: http://ms136.souvector.com.br:8383/chat-136/
O chat online da ouvidoria SUS, como funciona apenas para casos emergenciais, só aceita solicitação de informações sobre campanhas e programas de saúde, doenças e medidas estratégicas do MS. Para isso é preciso preencher as questões como as abaixo:
Apesar do portal Conecte SUS já ter sido implementado, a opção de contato com a ouvidoria do SUS, ainda não está disponível.
Mas outra opção que você pode tentar contato é o Fala.BR (https://sistema.ouvidorias.gov.br/) Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação do governo.
O que posso reclamar na Ouvidoria?
Como mencionamos a principal função da ouvidoria SUS é receber as reclamações e denúncias dos cidadãos sobre possíveis irregularidades ou problemas relacionados à instituição, mas o ideal é procurar esse departamento em casos como:
Como você pôde perceber você pode usar o formulário ouvidoria SUS, ou qualquer canal de atendimento mencionado aqui, não só para reclamar, mas solicitar ajuda e até mesmo elogiar ou sugerir ações para a melhoria dos atendimentos oferecidos.
Caso deseje acompanhar o andamento da sua denúncia ou reclamação basta preencher o formulário que encontrará usando o link da ouvidoria SUS acompanhamento:
- http://ouvprod02.saude.gov.br/ouvidor/AcompanhamentoDemandaPortal.do
Como fazer denúncia na Ouvidoria SUS?
Caso seja necessário contatar a parte da ouvidoria SUS denúncia, você pode usar qualquer um dos canais de atendimento que já ensinamos, ou seja, formulário da página oficial, chat, telefone ou carta e especificar a opção “Denunciar”. As denúncias também podem ser apresentadas pessoalmente na Secretaria de Saúde de sua cidade.
Principais reclamações do SUS
Infelizmente a rede de atendimento público à saúde no Brasil não é dos mais eficientes, e de acordo com o relatório de ouvidoria SUS o ranking das principais reclamações são feitas pela população é:
- Falta de medicação.
- Falta de médicos especialistas em algumas áreas.
- Falta de leitos disponíveis.
- Atendimento de recepção inadequado.
A expectativa é que, com todas as mudanças que estão sendo feitas, a qualidade do atendimento e de todos os serviços oferecidos à população melhore.
Se você ainda tem alguma dúvida, deixe na parte de comentários e aproveite para receber as novidades do nosso blog, “Meu INSS Online” https://meuinssonline.com/, com muitas dicas e informações sobre os principais órgãos públicos do país.
E no vídeo abaixo você pode conferir mais informações sobre a ouvidoria SUS.
O post Ouvidoria SUS – Saiba quando usar a seu favor! apareceu primeiro em Meu INSS Online.
source https://meuinssonline.com/ouvidoria-sus/
Nenhum comentário:
Postar um comentário