domingo, 22 de novembro de 2020

Responder Carta de Revisão: saiba fazer correto!

Responder Carta de Revisão é um procedimento que todo aposentado, pensionista ou segurado por auxílio por parte do INSS deve conduzir com urgência, assim que for comunicado.

Infelizmente, em meio à uma crise epidemiológica e com quase 2 milhões de requerimentos atrasados desde 2018, o órgão decidiu solicitar que muitos beneficiários atualizem os seus documentos cadastrados na base de dados dele.

O processo é o envio de uma Carta de Revisão INSS para o endereço cadastrado na base de dados do órgão, solicitando que o beneficiário envie cópias digitalizadas dos principais documentos e também da pessoa falecida, caso o benefício seja pensão por morte.

É fundamental termos atenção para atender essa solicitação, pois ela terá um impacto crítico na revisão benefício INSS quem tem direito e já vem recebendo.

A forma de resposta é simples. Veja nesse artigo o passo a passo para responder Carta de Revisão e ficar tranquilo!

Responder Carta de Revisão passo a passo

Responder Carta Revisão
Responder Carta de Revisão: saiba fazer correto!

A reposta à Carta INSS de Revisão é um processo simples, mas que exige bastante atenção.

Os documentos exigidos são:

  • RG;
  • CPF (se não estiver no RG);
  • Certidão de Nascimento (se solteiro ou divorciado);
  • Certidão de Casamento (se casado);
  • Título de Eleitor.

Se o benefício é de pensão por morte, é preciso apresentar os mesmos documentos da pessoa falecida. Caso você não tenha algum deles, entre em contato com o 135 para pedir orientações a respeito!

1 – Acesse a plataforma do INSS na internet

Você pode usar o site Meu INSS (https://meu.inss.gov.br/) ou o aplicativo Meu INSS, que pode ser baixado na loja de aplicativos do seu celular.

Não esqueça que você precisa ter um cadastro no site GOV.BR (https://www.gov.br/pt-br) para usar seu CPF e a senha em um dos canais do INSS.

2 – Atualize seus dados pessoas principais

Após entrar em um dos canais de relacionamento acima, digite Atualização de Dados Cadastrais na linha de pesquisa da página principal – que tem uma lupa do lado direito.

Na página seguinte, clique em Atualizar.

A tela seguinte mostra seus dados pessoais principais. Você pode:

  • Clicar em Atualizar para mudar algum dado ou;
  • Avançar para prosseguir sem alterações. O sistema alertará que você não atualizou dados. Clique em Continuar.

Clique em Avançar na tela seguinte e na próxima você verá as regras para enviar os documentos:

  • Os formatos aceitos são PDF e de imagem (JPG, JPEG, BMP e PNG);
  • Tamanho máximo individual de 5MB;
  • A soma dos arquivos não pode passar de 50MB.

Clique em Avançar.

Na próxima tela, responda algumas perguntas simples e, no final da tela, clique em Novo para anexar o primeiro documento. Depois de confirmado envio de um documento, o sistema permitirá o envio do documento seguinte.

Ao final, clique em Avançar para o sistema finalizar o processo.

Dicas importantes para enviar documentos

  • Junte previamente os documentos exigidos;
  • Se possível, prefira enviar documentos digitalizados (formato PDF) pois a qualidade é melhor na leitura e você evita erros na hora de tirar fotos dos documentos;
  • Você pode digitalizar em uma multifuncional ou pedir esse serviço em uma papelaria;

Por que devo responder a Carta de Revisão?

A Carta INSS Revisão tem um prazo de 60 dias, contados da data de recebimento dela, para o beneficiário entregar os documentos.

Caso isso não seja feito, os benefícios são suspensos até que a exigência seja atendida. E caso a documentação não seja entregue por mais 30 dias, os benefícios são cancelados.

Portanto, o não cumprimento cria situações críticas para quem tem o seu benefício legalmente feito, mas precisa agora comprovar documentos.

  • Após 60 dias: você terá de cumprir a exigência e fazer um formulário de requerimento de revisão INSS para que o benefício seja restaurado. Em caso positivo, os valores suspensos são pagos;
  • Após 60 dias e 30 dias: você terá de entrar com um novo processo de concessão! Em caso positivo, os valores suspensos são pagos.

Portanto, não deixe que o atraso coloque seu rendimento em risco!

Quem recebe esta carta?

A princípio, a carta está sendo enviada aos beneficiários de processos mais antigos, para que os documentos sejam atualizados.

O objetivo é comprovar mudanças de estado civil (muitas podem cancelar o direito ao benefício) e documentos de identidade recentes, com a validade de 10 anos para o RG.

Como saber se já recebi?

O envio da carta é feito pelo correio e você ou outra pessoa que more em seu endereço deverá assinar um comprovante de recebimento.

Para evitar um requerimento administrativo INSS revisão aposentadoria ou de outro benefício por não ter respondido à Carta de Revisão, é importante verificar se você está entre os beneficiários que receberão a carta.

Assim, você pode até mesmo se antecipar à solicitação e atualizar a sua base de documentos de forma espontânea, com o passo a passo que mostramos anteriormente.

Revisão benefício INSS quem tem direito

Onde consultar se vou receber ou já recebi a Carta de Revisão INSS?

A consulta pode ser feita no telefone 135. O atendente poderá verificar se existe uma pendência em seu nome para enviar documentos atualizados.

Também é possível consultar através do site Meu INSS ou do aplicativo com o mesmo nome. Neles, basta clicar no espaço ao lado da lupa (Pesquisar) e escrever atualizar dados de cadastro.

O sistema informar, no seu benefício, se há pendência de envio.

Obtenha mais informações com o INSS!

Através dos canais de atendimento abaixo, você pode verificar se há algo impeditivo de receber o seu benefício por causa de documentação desatualizada.

  • Telefone 135
  • Site Meu INSS
  • Aplicativo Meu INSS

É importante ressaltar que a Carta de Revisão não é uma revisão benefício INSS auxilio doença ou outro!

Nesse momento, o órgão tem a intenção apenas de manter os cadastros atualizados e, a partir disso, poderá rever valor ou suspender benefícios em que a pessoa não tem mais o direito ou quando a concessão foi feita por erro processual por fraude.

É uma forma do INSS cortar custos com pagamentos indevidos e investir mais recursos em estrutura e pessoal para responder os processos mais rapidamente!

Como vimos nesse artigo, com a Carta de Revisão INSS, o órgão pretende sanear os seus processos e custos, eliminando as concessões indevidas, fraudulentas e revendo valores.

Isso é fundamental para a qualidade de atendimento de todos os brasileiros, destinando mais recursos para atender processos de benefícios parados há anos e garantir os pagamentos!

Quer saber mais?

Veja esse vídeo com outros detalhes sobre a revisão documental do INSS e para mais informações acesse o blog Meu INSS!

O post Responder Carta de Revisão: saiba fazer correto! apareceu primeiro em Meu INSS Online.



source https://meuinssonline.com/responder-carta-de-revisao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário