segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Prova de Vida por biometria: será que vai funcionar?

A Prova de Vida por biometria para os segurados do INSS é uma funcionalidade importante e que vem ao encontro das necessidades atuais da sociedade.

  • Evitar aglomerações de pessoas nas agências bancárias para fazer a biometria tradicional;
  • Optar por um método mais eficaz e que pode ser feito pelo próprio segurado.

Atualmente, existem 500 mil beneficiários dos mais variados programas do INSS – aposentadorias, pensões e outros – que estão usando a prova de vida por biometria digital como uma etapa de um piloto para ser aperfeiçoado e futuramente implementado.

Portanto, nesse momento a prova de vida INSS 2020 biometria é um projeto, mas o processo deve tornar-se uma alternativa disponível a todos os segurados em breve.

Mas quem pode testar a funcionalidade agora? E como fica o processo de Prova de Vida INSS tradicional? E quem não pode fazer a prova de vida com biometria?

Nesse artigo, vamos ajudar com essas dúvidas!

Prova de Vida por biometria: como funciona?

Prova de Vida por biometria
Prova de Vida por biometria será que vai funcionar

A prova de vida por biometria inss consiste em fazer a comprovação exigida pelo INSS através do seu smartphone e usando fotos que serão enviadas para a base de dados do órgão através do aplicativo Meu INSS.

Basicamente, como fazer prova de vida por biometria funciona da forma abaixo:

Prova de vida por biometria passo a passo

  1. Abra o aplicativo Meu INSS em seu smartphone (ele está disponível para baixar nas lojas de aplicativos de todos os aparelhos);
  2. Acesse usando o seu CPF e a senha criada quando você criou seu usuário na plataforma GOV.BR (são as mesmas credenciais para quem já usa o site Meu INSS);
  3. Na tela principal, clique em Prova de Vida;
  4. Siga as instruções do aplicativo para capturar sua imagem que será enviada ao INSS;
  5. Informe seu número de título de eleitor;
  6. Informe a data de emissão da sua CNH.

Após confirmar todas as etapas acima, sua prova biométrica de vida estará feita!

Como funciona a biometria na prova de vida vencida?

Você deve se perguntar: se estiver com a prova de vida vencida, o método biométrico vai liberar o acesso ao saldo do Cartão INSS da mesma forma que a prova de vida biometria Bradesco, feita na agência, faz?

Provavelmente, o tempo de liberação não será imediato, pois o banco tem um acesso ao INSS que responde mais rapidamente para liberar a conta do que um processo feito em casa.

O governo pode eliminar um possível prazo que o método de biometria no futuro tenha para liberar os créditos. Por outro lado, você poderá cumprir a obrigação como segurado INSS em casa e rapidamente. Então, para que correr o risco de atrasar, não é mesmo?

Importante lembrar: com a biometria, você não fará mais uma prova de vida por biometria no Banco do Brasil ou uma prova de vida biometria Santander, pois você não precisará mais ir aos bancos. Tudo é feito no conforto de casa e usando o inseparável celular!

Prova de Vida por biometria: quem terá direito?

Todos os segurados INSS terão direito ao uso da prova de vida biometria Itau (e de outras instituições) dentro de condições que serão exigidas pelo órgão. São as pessoas:

  • Com prova de vida pendente desde março, quando começou o estado de calamidade pública causado pela crise mundial de saúde;
  • Que tenham uma CNH ativa (carteira de habilitação)
  • Que possuem um título de eleitor ativo;
  • Que usem smartphone com câmera digital e memória para instalar o aplicativo Meu INSS.

Vai existir alguma outra forma?

Com certeza, sim!

A prova de vida INSS biometria Bradesco e de outras instituições será mais uma forma dos segurados comprovarem vida e garantirem o pagamento de seus benefícios. Ela se juntará a um processo que já usamos e outro projeto que deve ser implementado em 2021.

As demais formas são:

Prova de vida INSS presencial

Além da biometria, a prova de vida presencial continuará sendo aceita, indo a uma agência do banco onde a pessoa recebe o benefício e apresentados seus documentos originais ao atendimento.

A aprovação é imediata e o beneficiário já poderá sacar créditos que eventualmente estiverem inativados aguardando o cumprimento da exigência.

Prova de vida INSS domiciliar

Essa forma de cumprir a exigência de comprovação de vida foi criada pelo governo federal em 2019 e, no momento, está suspensa por causa da crise epidemiológica.

A tendência é que, com o fim da crise, o INSS implantará esse modelo, que consiste em fazer a prova de vida em casa, com a visita de um funcionário do órgão, em visita agendada.

Essa forma visa atender pessoas com quadros graves de restrição de mobilidade ou acamadas permanentemente.

Dessa forma, em um futuro próximo, os segurados do INSS terão 3 formas de fazer a prova de vida: presencialmente, por biometria ou domiciliar.

Não tem mais como esquecer, não é mesmo?

Então, qual a vantagem da prova de vida biométrica?

As principais vantagens para os cidadãos são:

  • Comodidade: você faz a sua prova no conforto de casa, não precisa ir a um banco;
  • Praticidade: basta usar o próprio smartphone e a câmara frontal dele.

Para o INSS, a medida visa migrar a comprovação de vida para um método:

  • Mais eficaz: nada melhor que a biometria para comprovar a vida de uma pessoa!
  • Mais seguro: o método está totalmente na mão do segurado.

Prova de vida INSS biometria bradesco

Quais documentos são necessários?

Os documentos necessários para a prova de vida digital são, na verdade, registros que já devem existir nas bases de dados dos órgãos:

  • Carteira Nacional de Habilitação, no Denatran;
  • Título de Eleitor, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O INSS exigirá que o segurado tenha esses documentos, mas em vez de apresentá-los, os sistemas do órgão consultarão os dados deles.

Além disso, como vimos anteriormente, você terá de informar um dado de cada um deles no momento que estiver fazendo a prova biométrica de vida.

Quem é obrigado a fazer biometria?

Por se tratar de um projeto piloto do INSS, a prova de vida biometria Banco do Brasil e de outros bancos ainda não é oficial e, portanto, ninguém é obrigado a usá-la.

A ideia principal do INSS, nesse momento, é validar o processo e, sendo totalmente seguro, eficaz e o mais simples possível para o usuário, ele será adotado oficialmente.

Porém, não poderá ser obrigatório a muitas pessoas que:

  • Não têm acesso a um smartphone – ainda a maioria dos brasileiros;
  • Não têm CNH (em que pese a ideia do RG do Detran ser uma opção futura);
  • Por conta do quadro de saúde, não podem executar os passos definidos.

Para essas pessoas e dependendo da situação, a prova de vida presencial continuará existindo, além da Prova de Vida por procuração.

Como vimos nesse artigo, com a união de biometria e prova de vida, cria-se uma excelente alternativa para facilitar a vida de milhões de pessoas com a prova anual de vida. Elas poderão cumprir a exigência em casa e usando seus celulares!

Além disso, é esperada que a eficácia do processo reduza ainda mais as oportunidades de fraudes que ainda existem nas diversas etapas de atendimento aos segurados do INSS.

Quer saber mais?

Veja esse vídeo sobre o começo do projeto de prova de vida biométrica e acesse o blog → Meu INSS!

O post Prova de Vida por biometria: será que vai funcionar? apareceu primeiro em Meu INSS Online.



source https://meuinssonline.com/prova-de-vida-por-biometria/

Nenhum comentário:

Postar um comentário