terça-feira, 17 de novembro de 2020

Fala BR – Aqui o cidadão tem vez, aprenda a utilizar!

Sabia que o Fala Br pode ser uma excelente ferramenta na resolução de problemas com os serviços públicos? Se você se quer ouviu falar dessa plataforma, chegou o momento de conhecer as funções oferecidas e quando ela realmente pode ajudar.

O atual governo do Brasil vem se empenhando cada vez mais na implementação de ferramentas que possam facilitar a vida do cidadão quanto asso serviços públicos, pois nem sempre é muito simples, resolver questões referentes aos órgãos administrativos do país.

Mas essa plataforma até pouco tempo atrás não era tão conhecida, e na verdade, só tomou maior notoriedade devido ao Fala BR auxílio emergencial, onde milhares de brasileiros buscavam alternativas para reivindicar os direitos ou contestar o não recebimento do benefício.

Nos tópicos abaixo você saberá o que realmente é esse portal e quais são os verdadeiros benefícios que ela pode proporcionar e como ter acesso aos serviços oferecidos a toda população brasileira. Aprenda a defender seus direitos de cidadão.

O que é o Fala BR?

Fala Brasil
Fala BR – Aqui o cidadão tem vez, aprenda a utilizar!

A plataforma Fala.BR é um portal criado pela CGU – Corregedoria Geral da União, onde o cidadão brasileiro pode encontrar várias ferramentas que facilitam o acesso às informações oficiais do governo e a comunicação com órgãos públicos, principalmente as ouvidorias.

Ou seja, seria como uma espécie de “Reclame Aqui!”, que todo consumidor conhece, mas que abrange essencialmente as repartições públicas e assuntos de cunho administrativo do governo brasileiro.

Em 2020, devido à epidemia que se instalou no país e no mundo todo, a maioria dos departamentos governamentais passou a trabalhar online, e o Fala BR, como funciona também como um canal informativo passou a ser mais procurado.

Os principais serviços oferecidos pela plataforma são:

  • Acesso à Informação: Buscar por informações oficiais divulgadas pelo governo.
  • Denúncia: Comunicar qualquer irregularidade quando às repartições públicas.
  • Elogio: Enviar seu nível de satisfação quanto aos serviços prestados.
  • Reclamação: Delatar problemas e apontar possível desagrado quanto aos atendimentos.
  • Simplifique: Enviar soluções que possam agilizar os trâmites convencionais.
  • Solicitação: Encaminhas um pedido de atendimento.
  • Sugestão: Encaminhar ideias para facilitar toda a prestação de serviços.

Fala BR Bolsa família

Mas lembre-se de que o Fala BR não funciona diretamente na resolução de sua questão, e sim, funciona como um mediador entre você e a repartição com a qual está precisando resolver qualquer questão.

Quem pode utilizar o Fala BR?

Qualquer cidadão brasileiro pode utilizar a plataforma Fala.BR, e basta ter um cadastro no GOV.BR ou fazer o seu cadastro diretamente no portal Fala BR.

Passo a passo cadastro no Fala BR

Para você ter a possibilidade de utilizar todos os serviços oferecidos da plataforma, você precisa criar uma conta no portal e vamos te ensinar como ter o Fala BR cadastro passo a passo, confira:

  • Passo 1: Acesse a página oficial do portal. (https://sistema.ouvidorias.gov.br)
  • Passo 2: Clique em “Cadastre-se” que fica no menu de ferramentas na parte superior da tela.
  • Passo 3: Preencha todas as informações requisitadas no formulário da página “Crie um novo cadastro”.

Fala BR entrar

  • Passo 4: Aguarde o e-mail para confirmação de cadastro realizado.
  • Passo 5: Clique no link do e-mail para confirmar o cadastro e pronto.

Mas caso você já tenha um cadastro no site GOV.BR, você pode fazer o Fala BR acesso usando essa opção, pois como mostra a imagem, o login do GOV.BR pode ser usado para acessar qualquer plataforma governamental, como SUS, Caixa TEM e outros.

Fala BR minhas manifestações

Para ter esse cadastro no GOV.BR, você só precisa acessar a página oficial pelo link (https://www.gov.br/pt-br). O procedimento é o mesmo usado para fazer o Fala BR login que ensinamos acima. Ou seja, entrar no site, preencher seus dados, aguardar o e-mail de confirmação e pronto.

Telefone do Fala BR

A plataforma Fala.BR infelizmente ainda não disponibiliza nenhum canal de atendimento por telefone, e todo contato deve ser feito pelo portal pois ainda não existe um aplicativo para celular disponível.

Vale lembrar que todos os serviços do Fala BR são gratuitos, e podem ser usadas 24 horas por dia a qualquer dia da semana, mesmo nos feriados ou finais de semana.

Ouvidoria do Fala BR, confira!

Não existe um departamento de Ouvidoria da plataforma Fala BR, e qualquer reclamação ou manifestação deve ser feita diretamente na plataforma.

Mas você pode ter acesso a todas as ouvidorias governamentais pelo site Ouvidorias.BR (https://www.gov.br/ouvidorias/pt-br).

Para isso só precisa usar a opção “Busca de ouvidorias e SICs / Cida”: https://sistema.ouvidorias.gov.br/publico/BuscadorOuvidorias/BuscadorOuvidorias.aspx.

Como consultar manifestação no site?

No Fala BR, consultar manifestação ou fazer uma nova reclamação ou denúncia é muito simples. Confira o passo a passo abaixo:

  • Passo 1: Entre na página principal do portal.
  • Passo 2: Faça o acesso usando seu login e senha.
  • Passo 3: Clique em “Minhas Manifestações” que fica no topo da página.
  • Passo 4: Selecione a manifestação que precisa saber o andamento.

E caso ainda tenha dúvidas ou deseja saber sobre outros assuntos, deixe seu comentário no formulário abaixo e receba as novidades de nosso blog, “Meu INSS Online” https://meuinssonline.com/.

No vídeo abaixo você pode conferir na prática como esse procedimento é feito.

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source https://meuinssonline.com/fala-br/

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